quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Porteiros Qualificados e bem Treinados podem sim, EVITAR Muita Coisa!

Condomínios investem em capacitação de porteiros para evitar arrastões


A cada dia, três residências são assaltadas no Rio de Janeiro. Uma violência que deixa traumas nas vítimas e a sensação de que os roubos a prédios e condomínios poderiam ser evitados com a adoção de medidas simples por moradores e funcionários.
Levantamento do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-RJ) constatou que, em 90% dos casos, criminosos entram pela porta da frente, se fazendo passar por moradores ou disfarçados de entregadores e prestadores de serviço. Foi o que aconteceu semana passada, por exemplo, na Rua Aristides Espínola, no Leblon. 
Em 2014, foram registrados 1.305 crimes deste tipo. De janeiro a junho deste ano, a polícia recebeu 553 ocorrências, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Uma delas aconteceu mês passado, em Icaraí, área nobre de Niterói.
Duas mulheres e um homem, vestidos com roupas de ginástica, entraram em um prédio de luxo na orla sem despertar suspeita do porteiro, que permitiu que eles entrassem e saíssem e saíssem depois de duas horas. Conseguiram levar dinheiro e joias. 
Para os policiais, a responsabilidade pela segurança é de todos. “Não depende só do porteiro. Moradores têm hábito de pedir serviços aos funcionários que deveriam ficar na guarita. Por outro lado, o porteiro se sente mal em incomodar um estranho que não tem o perfil de bandido”, orienta o sargento Sebastião Telles Filho. 


Atenção

 "Eles tentam entrar com roupas da TIM, Oi, Light e Correios. Tem que ligar para o morador e confirmar”, 

PREVENÇÃO

- Mantenha bem iluminado os acessos do condomínio para pedestres e veículos; 
- Não deixe as chaves do imóvel na portaria e evite recados ou bilhetes afixados na porta;
- Não alugue vagas de garagem para pessoas de fora do condomínio;
- Nunca permita que estranhos entrem no prédio para usar o banheiro;
- Em caso de dois ou mais portões, abra o primeiro e deixe o segundo fechado. Após a passagem do veículo, feche o primeiro e abra o segundo;
- Guarde sigilo sobre a rotina dos moradores e evite comentar com qualquer pessoa dentro ou fora do condomínio; 
- Se houver entrega e o morador estiver fora, diga que a pessoa não está e solicite a empresa novo contato para agendamento.

Fonte: http://odia.ig.com.br/


Você sabia? ...

A Rister Serviços Terceirizados garanti a qualificação dos funcionários de Portaria, com um treinamento intensivo que abrange todas as atividades, prevenções e a verdadeira postura de um porteiro (aliás, ele também é o cartão de visita do seu condomínio) Um dos temas abordados em nossos treinamentos são: A Identidade do Porteiro, Procedimentos de Portaria e Gerenciamento de Risco. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário