Como esta o controle de acesso do seu Condomínio? Você se sente Seguro? Conhece os colaboradores que estão dia a dia na entrada do seu condomínio? Você conhece o Manual de Serviços deles?
"É muito importante conhecer de perto quem presta Serviços no seu condomínio, averiguando regras e manuais"
Ambos devem falar a mesma Língua: Porteiro, Síndico, Zelador e Morador. Tudo isso coopera para o bem da administração do seu condomínio e da sua segurança!
- Porteiros e vigilantes devem conhecer todos os moradores;
- Evitar contato direto com desconhecidos e visitantes;
- Não dormir ou distrair-se durante o expediente;
- Não transmitir informações sobre os moradores do condomínio a quem quer que seja;
- Utilizar corretamente os meios de segurança existentes;
- Conhecer localização do telefone público mais próximo para emergências;
- O ingresso de prestadores de serviço deve ser permitido em horários pré-determinados (agendamento prévio) e mediante identificação de documento e crachá, cujos dados deverão ser anotados;
- Só permitir o acesso de prestadores de serviço às dependências do condomínio devidamente acompanhados;
- Ao atender estranhos (visitantes, entregadores de encomendas ou prestadores de serviço) manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora. O portão somente deve ser aberto após a identificação do visitante e da autorização por parte do morador. Se há quaisquer dúvidas quanto à identidade do visitante, o morador deve descer à portaria para identifica-lo;
- Manter as portas de depósito de lixo fechadas fora dos horários de coleta;
- Não ficar na calçada com as chaves da portaria no bolso.
- Condôminos não devem entregar as chaves do apartamento ou dos veículos aos funcionários do prédio;
- Obter informação de antecedentes de empregados domésticos bem como o endereço atual, e informa-los ao síndico;
- Não permanecer em horários impróprios do lado de fora da portaria;
- Manter sempre sempre a porta do apartamento fechada;
- Manter veículos fechados, com alarme acionado; Informar ao zelador sobre grandes períodos de afastamento (férias, por exemplo) e proibir acesso de estranhos durante o período;
- Elogiar o funcionário quando este pratica uma atitude correta. A repreensão do funcionário quando age segundo as normas de segurança do prédio incentiva que ele dê uma esmorecida nas regras de segurança;
- Zeladores e síndicos precisam manter atualizados endereços de empregados;
- Instalar equipamentos básicos de segurança;
- Manter em condições os equipamentos de segurança;
- Estabelecer códigos com vizinhos e funcionários para denunciar ação de marginais;
- Estabelecer procedimentos de acesso para visitantes e representantes de empresas prestadoras de serviço;
- Entregadores não devem subir aos apartamentos.
- Fiscalizar as garagens periodicamente e estabelecer crachás de acesso;
- Jardins e áreas verdes devem ser sempre visíveis;
- As portarias e guaritas devem estar devidamente protegidas;
- Instalar espelhos retrovisores nas garagens;
- Reforçar portões e grades;
- Instalar fechaduras e chaves de boa qualidade;
- Instalar circuito interno de vigilância;
- Contratar patrulhamento ostensivo ou até cães de guarda;
- Verificar a iluminação das áreas externas do condomínio;
- Verificar e construir muros ou cercas;
- Instalar porteiro eletrônico e interfone;
- Alarmes e sensores de presença devem ser testados periodicamente;
- Instalar relógio de vigia quando o porteiro faz ronda;
- Automatizar portas e portões;
- Fomentar a utilização de equipamento de comunicação;
- Instalar caixas com portinholas para recepção de encomendas
Fonte: G1.com
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