segunda-feira, 14 de setembro de 2015

SEU CONDOMÍNIO EM BOAS MÃOS!

Como esta o controle de acesso do seu Condomínio? Você se sente Seguro?  Conhece os colaboradores que estão dia a dia na entrada do seu condomínio? Você conhece o Manual de Serviços deles? 

"É muito importante conhecer de perto quem presta Serviços no seu condomínio, averiguando regras e manuais"    

Ambos devem falar a mesma Língua: Porteiro, Síndico, Zelador e Morador. Tudo isso coopera para o bem da administração do seu condomínio e da sua segurança!

  1.  Porteiros e vigilantes devem conhecer todos os moradores;
  2.  Evitar contato direto com desconhecidos e visitantes;
  3.  Não dormir ou distrair-se durante o expediente;
  4.  Não transmitir informações sobre os moradores do condomínio a quem quer que seja;
  5.  Utilizar corretamente os meios de segurança existentes;
  6.  Conhecer localização do telefone público mais próximo para emergências;
  7.  O ingresso de prestadores de serviço deve ser permitido em horários pré-determinados (agendamento prévio) e mediante identificação de documento e crachá, cujos dados deverão ser anotados;
  8. Só permitir o acesso de prestadores de serviço às dependências do condomínio devidamente acompanhados;
  9. Ao atender estranhos (visitantes, entregadores de encomendas ou prestadores de serviço) manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora. O portão somente deve ser aberto após a identificação do visitante e da autorização por parte do morador. Se há quaisquer dúvidas quanto à identidade do visitante, o morador deve descer à portaria para identifica-lo;
  10.  Manter as portas de depósito de lixo fechadas fora dos horários de coleta;
  11.  Não ficar na calçada com as chaves da portaria no bolso.
  12. Condôminos não devem entregar as chaves do apartamento ou dos veículos aos funcionários do prédio;
  13.  Obter informação de antecedentes de empregados domésticos bem como o endereço atual, e informa-los ao síndico;
  14. Não permanecer em horários impróprios do lado de fora da portaria;
  15. Manter sempre sempre a porta do apartamento fechada;
  16. Manter veículos fechados, com alarme acionado; Informar ao zelador sobre grandes períodos de afastamento (férias, por exemplo) e proibir acesso de estranhos durante o período;
  17. Elogiar o funcionário quando este pratica uma atitude correta. A repreensão do funcionário quando age segundo as normas de segurança do prédio incentiva que ele dê uma esmorecida nas regras de segurança;
  18. Zeladores e síndicos precisam manter atualizados endereços de empregados;
  19. Instalar equipamentos básicos de segurança;
  20. Manter em condições os equipamentos de segurança;
  21. Estabelecer códigos com vizinhos e funcionários para denunciar ação de marginais;
  22. Estabelecer procedimentos de acesso para visitantes e representantes de empresas prestadoras de serviço;
  23. Entregadores não devem subir aos apartamentos.
  24. Fiscalizar as garagens periodicamente e estabelecer crachás de acesso;
  25. Jardins e áreas verdes devem ser sempre visíveis;
  26. As portarias e guaritas devem estar devidamente protegidas;
  27. Instalar espelhos retrovisores nas garagens;
  28. Reforçar portões e grades;
  29. Instalar fechaduras e chaves de boa qualidade;
  30. Instalar circuito interno de vigilância;
  31. Contratar patrulhamento ostensivo ou até cães de guarda;
  32. Verificar a iluminação das áreas externas do condomínio;
  33. Verificar e construir muros ou cercas;
  34. Instalar porteiro eletrônico e interfone;
  35. Alarmes e sensores de presença devem ser testados periodicamente;
  36. Instalar relógio de vigia quando o porteiro faz ronda;
  37. Automatizar portas e portões;
  38. Fomentar a utilização de equipamento de comunicação;
  39. Instalar caixas com portinholas para recepção de encomendas

Fonte: G1.com

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