quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ENDOMARKETING



IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES)

O Endomarketing torna-se ainda mais importante no cenário em que se vive hoje , esse cenário é como um mercado orientado para o cliente/consumidor, onde serviço prestado agrega valor ao produto. Portanto para que as MPEs sobrevivam precisam valorizar as pessoas, isso inclui também os colaboradores. 
As empresas que satisfazerem seus clientes internos serão as com maior chances de terem clientes externos também satisfeitos. Organizações bem sucedidas responsabilizam seus gerentes e áreas de suporte com atribuição-chave de ajudar os funcionários da linha de frente a realizar um reconhecimento serviço de qualidade aos clientes e confirmado por eles.
Endomarketing traz uma visão e percepção do cliente externo para o publico interno; qualidade de atendimento; produtividade; prevenção de acidentes; mobiliza e conscientiza o relacionamento entre áreas; assim por diante.

FERRAMENTAS PARA APLICAR O ENDOMARKETING

Comunicação: A comunicação e informação é uma das ferramentas mais importantes em qualquer empresa não importando o tamanho/porte da mesma.
Motivação: “estimulo, esforço, desempenho, valorização, recompensa, satisfação e comprometimento”. Para ter funcionários motivados precisa reconhecer o trabalho realizado, reconhecê-lo como  individuo, remunerá-lo adequadamente e possibilitar progresso profissional.
Qualidade de Vida no Trabalho: A qualidade de vida no trabalho representa até que ponto o trabalho consegue satisfazer as necessidades pessoais de cada colaborador que dela faz parte.
Ambiente de Trabalho: Deve-se considerar o ambiente de trabalho como se fosse a segunda casa dos funcionários, já que esses passam a maior parte do seu tempo na empresa onde trabalha. É importante mencionar que as condições do ambiente de trabalho sejam elas negativas ou positivas influenciam diretamente no desempenho do colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário